segunda-feira, 28 de março de 2011

Espelho e bancada com mosaico


RETIRADO DO SITE MOSAICO ONLINE



Confira abaixo o passo a passo para a execução desse conjunto de moldura e bancada para banheiro. Material Básico: •Base de compensado (preferencialmente naval) •Moldura para espelho •Cola branca tipo Extra •Azulejos coloridos nos tons desejados •Rejunte •Torquês de mola •Material de segurança (óculos e luvas) •Espátula para aplicação do rejunte e esponja para limpeza


PASSO A PASSO para o espelho (caso não use uma moldura vazada) comece riscando o espaço onde será executado o mosaico. A largura deve ser igual na altura e no comprimento e pode variar de acordo com seu gosto.

A largura apresentada aqui é de 10cm em uma base de 72 cm x 80 cm.





Comece quebrando os azulejos com o alicate. Algumas pessoas preferem as tesselas (cacos) irregulares, sendo assim a quebra pode ser feita com a ajuda de um martelo. Basta colocar o ajulejo entre um pano e ir quebrando aos poucos.




Comece pela lateral da moldura colando a "quina" do azulejo e continue colando as bordas do azulejo em toda extensão. Cuide para que as tesselas coladas não ultrapassem o limite superior da madeira.




Para que o acabamento fique perfeito utilize o próprio azulejo para nivelar as tesselas coladas na borda.




Assim que terminar a colagem das laterais aguarde um pouco para que as tesselas estejam firmes e não se soltem com o manuseio da peça. Comece então a colagem das bordas na parte superior. As tesselas devem ficar por cima das bordas e devem ser niveladas como explicamos anteriormente.




As bordas devem ser utilizadas também no meio da moldura onde será encaixado o espelho como mostra a foto. Terminado esse passo comece a preencher o meio da moldura com as tesselas comuns retiradas do meio do azulejo que deixamos separadas.




Veja a imagem da moldura totalmente preenchida. Aguarde aproximandamente quatro horas e aplique o rejunte (preparado de acordo com as instruções do fabricante). Obs.: Excepcionalmente neste passo a passo não mostraremos o rejuntamento.




Após a secagem do rejunte, comece a colar as flores e as folhas em quinas opostas da moldura. Obs.: Veja como cortar as flores no vídeo "Como cortar flores"




Depois é só mandar colar o espelho e pronto




Para o tampo, comece com a colocação das tesselas nas bordas como mostramos no passo a passo do espelho e depois aplicando as flores e folhas conforme o desenho. Caso prefira, visite nossa seção de downloads e escolha um risco. Atenção: Antes de realizar o corte, tenha em mãos o gabarito da cuba fornecido pelo fabricante ou risque por sobreposição. Não esqueça o furo para a torneira. Dica: Dê preferência às cubas sobrepostas pois assim a água não penetrará nas frestas.




Agora preencha todo o tampo com as tesselas nos tons escolhidos e aguarde no mínimo 4 horas antes de iniciar o rejunte.




Bem legal, né?





2 comentários: